Campanha chama a atenção para os cuidados com a saúde do homem, como: rodas de conversa, testes rápidos e solicitação de exames de saúde para o público masculino. Foto: Divulgação/Prefeitura de Gravataí

Realizado todos os anos, o Novembro Azul é uma campanha que visa intensificar as ações de conscientização sobre a saúde do homem, em especial no que se refere às atividades de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por conta disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforçará as ações voltadas aos cuidados com a saúde do público masculino durante todo o mês. Tendo isso em vista, unidades de saúde terão uma programação de atividades que inclui rodas de conversa, testes rápidos e solicitação de exames.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente em homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. Anualmente, estima-se que haja 71 mil novos casos no país – cerca de 16 mil homens morrem todos os anos vítimas da doença.

Fatores de risco

Existem fatores de risco que podem elevar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. Entre eles, são três os principais: histórico familiar de câncer, obesidade e idade – é sabido que o risco aumenta com o passar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com o câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. 

Além disso, o Ministério da Saúde lembra que histórico de câncer de próstata na família (pai, irmão ou tios) é um fator de risco importante e que deve ser monitorado. Por fim, estudos mostram que há riscos mais elevados da doença em homens com peso corporal mais elevado.

Prevenção

A SMS reitera que há medidas que podem prevenir o câncer de próstata e evitar o aparecimento de diversas outras enfermidades. Ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal dentro do adequado, praticar exercícios físicos regularmente, não fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas estão entre os comportamentos que ajudam a reduzir os riscos nocivos à saúde.

Sintomas

Há de se atentar para alguns sintomas da doença, entre os quais: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Caso a pessoa apresente algum desses sintomas, a SMS recomenda que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência para os devidos atendimentos.

Compartilhe essa notícia: