A operação feita pela 6ª Delegacia de Homicídios, com o apoio da Brigada Militar, é uma resposta ao crime praticado em julho deste ano, na Vila Cruzeiro, localizada no bairro Santa Teresa. Também seria uma estratégia para reduzir indicadores de homicídio na Capital.
Na ocasião, após o sequestro de um indivíduo vinculado a outra facção, os criminosos torturaram e mataram a vítima. Após o ato, os bandidos jogaram a cabeça no território da facção rival, depois do episódio, os indivíduos foram presos em flagrante.
Durante as investigações os policiais identificaram todos os envolvidos no crime. Ao todo, serão 42 ordens judiciais a serem cumpridas, sendo 18 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Charqueadas e Santa Rosa.
O Delegado de Polícia Thiago Carrijo, afirma que “é uma ação fruto de investigação profunda contra crimes de homicídios e contra o crime organizado”. Após a investigação foram decretadas as prisões preventivas de mandantes, coordenadores e executores da ação criminosa.