| Alice Ros |

Os efeitos da pandemia no setor cultural motivaram a realização da pesquisa “COVID-19 e os impactos na Indústria Criativa do Rio Grande do Sul”, desenvolvida pelo mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale. A coleta de dados foi iniciada em 29 de junho e deve ser finalizada nesta sexta-feira (04).

Para fazer o levantamento, os pesquisadores entrevistaram cerca de 600 pessoas da área de música, audiovisual, rádio, televisão e consumo. A expectativa é que os resultados sejam encaminhados aos setoriais do governo do Estado e possam auxiliar na criação de políticas públicas e soluções para a crise.

Na perspectiva do professor Cristiano Max Pereira Pinheiro, que coordena o estudo  junto com os professores Vanessa Valiati e Maurício Barth, as análises prévias indicam que o setor de publicidade foi um dos que tiveram maior crescimento desde a chegada da Covid-19 no Estado. Somente no ramo, 62% dos entrevistados até o momento afirmam que a demanda de trabalhos publicitários foi mais intensa nos últimos seis meses.

Em entrevista ao Portal RDC (02), Pinheiro disse que o período de isolamento social favoreceu a produção de determinados nichos artísticos, como consumo de música em serviços de streaming. “Setores que são mais ligados à produção cultural, como música, artesanato e produção audiovisual tiveram uma produção mais diferente. Alguns músicos declaram que tiveram incremento de performance, mas a maior parte deles afirma uma certa dificuldade na busca de recursos para poder lidar com seu dia a dia. Setores de consumo, como publicidade, mostraram aumento de produção e aumento de consumo”, afirmou o professor.

Já em relação ao consumo de jogos, 79% dos participantes relataram um aumento na procura durante a pandemia.

Após a etapa de questionários, disponíveis na página www.feevale.br/industriacriativars, a equipe realizá a validação dos dados. As informações serão utilizadas para analisar a produção e o consumo de conteúdos digitais.

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