| Alice Ros |

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acatou a nomeação do professor Danilo Giroldo ao cargo de novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), conforme lista tríplice realizada pela instituição. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). Atual vice-reitor da universidade, o professor deve assumir na próxima semana.

Natural de São Paulo, Giroldo é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e possui mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela mesma instituição, localizada no interior de São Paulo. Ele ingressou na FURG em 2004.

O docente substituirá Cleuza Dias, que exerceu dois mandatos à frente da reitoria. A cerimônia de posse ainda não tem data definida.

Giroldo assume ao lado do professor de Direto Renato Duro Dias, que será o vice-reitor. A professora Danubia Bueno Espíndola, associada do Centro de Ciências Computacionais e terceira colocada na lista tríplice, também terá um cargo na reitoria.  

A nomeação de Giroldo segue a tradição de nomear o primeiro colocado na lista tríplice. Em setembro de 2020 e janeiro de 2021, Bolsonaro ignorou as indicações dos primeiros colocados das listas tríplices da UFRGS e da UFPel, respectivamente, nomeando os professores Carlos Bulhões e Isabela Fernandes.

Foto: Divulgação / Furg

Compartilhe essa notícia: