Areia, água, pista. Correr, saltar, cair. Ganhando ou não, o amor a pátria nunca se perde, muito menos o hábito de bater continência no pódio. A 50 dias da abertura da Olimpíada, o Brasil contabiliza 232 vagas confirmadas em Tóquio 2020. Desse total, 63 foram asseguradas por desportistas inseridos no Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. Entre as 17 modalidades com atletas militares estão o vôlei de praia, o atletismo e a canoagem slalom.

Criado em 2008 pelo antigo Ministério do Esporte – atual Ministério Cidadania – em parceria com o Ministério da Defesa, o PAAR tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da equipe militar em eventos esportivos de alto nível. Ao todo, os atletas com formação no exército já conquistaram mais de 20  medalhas em competições internacionais, entre elas as Olímpiadas no Rio de Janeiro em 2016.

Com relação à vacinação contra a Covid-19, A imunização de atletas olímpicos e paralímpicos teve início no último dia 14, após a doação de vacinas pela Comitê Olímpico Internacional (COI). Uma ação interministerial – Ministérios da Defesa, da Saúde e da Cidadania – com apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) comanda a logística de vacinação de atletas pelo país. Até o momento, mais de 1280 integrantes do Time Brasil foram vacinados com a primeira dose.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Divulgação/Ministério da Defesa

 

Compartilhe essa notícia: