por meio das novas regras, a torcida presente no estádio poderá ver a mesma imagem que o árbitro confere por meio do VAR. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou oficialmente na terça-feira (11), algumas mudanças que passarão a ser adotadas nas competições nacionais para os próximos dois anos. O documento, que contém as Alterações das Regras do Jogo 2023/2024, de autoria da International Football Association Board (IFAB), foi enviado às federações estaduais e aos clubes do futebol brasileiro.

Entre as novas determinações está a necessidade de o árbitro realizar a contagem dos minutos perdidos durante o jogo para compensá-los com os acréscimos, novos protocolos do VAR e da análise da linha de impedimento, e atuação do goleiro em cobranças de pênaltis.

Segundo as novas regras, a partir de agora, os lances em análise pelo VAR serão disponibilizados nos telões dos estádios. Assim, o torcedor  poderá acompanhar em tempo real a revisão da jogada com as mesmas imagens vistas pelo árbitro.

Além disso, no impedimento, sempre que houver sobreposição das linhas de defesa e ataque, a equipe que estiver no ataque terá o benefício. O árbitro deixará o lance seguir para depois tomar a decisão.

Também está proibido, durante as cobrança de pênaltis, que o goleiro se comporte de maneira distrativa ao batedor de forma injusta, podendo haver penalização com cartão amarelo nestas situações.

Demais normas estão disponíveis no site da CBF. A medida já é válida as partidas da terceira fase da Copa do Brasil e para os jogos do Campeonato Brasileiro.

Compartilhe essa notícia: