O Grêmio encerrou o seu vínculo com Cesar Lopes, treinador das categorias de base. Com objetivo de reformulação interna, o Conselho Administrativo optou pelo desligamento do treinador, que estava há 18 anos no Tricolor e realizou sua despedida através das redes sociais.
No Grêmio desde 2004, Cesar Lopes participou da comissão técnica de todas as etapas de formação dos atletas do Tricolor, a partir da categoria Sub-10. Nas últimas temporadas, foi treinador da equipe de transição do clube, variando entre Sub-20 e Sub-23, conquistando a Copa Ipiranga Sub-20, em 2019 e o título inédito do Brasileirão de Aspirantes em 2021.
Na equipe principal do Grêmio, César participou de quatro partidas como treinador interino e teve um aproveitamento de 58,3%, sendo três jogos do Gauchão e um da Série B, contabilizando duas vitórias, um empate e uma derrota. Cesar Lopes esteve presente na partida contra o Vila Nova, que antecedeu o retorno de Renato Portaluppi ao Grêmio, o atual técnico do Tricolor teve influência na escalação da partida em questão.
O treinador participou na lapidação de atletas que atualmente compõem o elenco principal do Grêmio, como Pedro Lucas, Adriel e o meio-campista eleito craque da última edição do Gauchão, Bitello. A demissão de César Lopes se deve a uma possível reformulação nas categorias de base do Tricolor, pretendida pelo novo Conselho Administrativo do clube, liderado por Alberto Guerra, que prevê a extinção do elenco de transição do clube.