| Guilherme Paaz |

Em LIVE na tarde da última segunda-feira, o Governador Eduardo Leite adiou o retorno do futebol e afirmou que não é momento de retornar o campeonato gaúcho em meio à piora da taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado do Rio Grande do Sul.

Com 71,3% de ocupação dos leitos, o Governador elogiou os protocolos apresentados pela Federação Gaúcha de Futebol no último dia 18 visando a retomada da competição no dia 19 de julho com uma série de restrições. Ele se preocupa, no entanto, com os “bastidores” dos jogos.

“O retorno do futebol neste momento não é uma prioridade. Por mais que seja portões fechados, provocará aglomerações entre amigos”, afirma.

A situação citada envolve um clássico GreNal, onde amigos podem se reunir para assistir a partida na casa de outros em meio à pandemia.

A FGF trabalha nos últimos dias, juntamente com o estado, para que não exista um conflito nas datas do estadual com campeonatos nacionais, que, segundo a CBF, devem retornar no dia 8 ou 9 de agosto. Não havendo liberação do estado do Rio Grande do Sul para partidas do Brasileirão, a dupla GreNal pode atuar em outro estado sem o mando de campo.

As equipes que estão treinando em regiões com a bandeira vermelha no Rio Grande do Sul não tem a permissão por decreto de realizarem treinamentos coletivos com bola, e essa liberação está sendo analisada.

“Estamos analisando os dados, informações dos pedidos que temos da Federação Gaúcha e por enquanto o que está permitido é preparação física como em uma academia, sem contato”, acrescenta.

Nos próximos dias a data do torneio deve ser definida oficialmente e autorizada pelo Governador, já que o mesmo afirmou que o planejamento é retornar no último momento possível antes que a CBF retorne com as competições.

Crédito foto: Divulgação.
Compartilhe essa notícia: