Com o fim do Campeonato Gaúcho, a equipe de esportes da RDC elegeu os melhores do estadual. Pela campanha histórica, o Ypiranga domina a equipe, inclusive com o craque da seleção. Confira abaixo o time montado.

Edson não figurou na escalação da primeira fase. Experiente, levou o Ypiranga a ser a segunda defesa menos vazada. Sofreu com lesões e desfalcou a equipe em alguns treinos, mas sempre esteve em campo. Nas semis, defendeu um pênalti no final da partida contra o Brasil de Pelotas, no Colosso da Lagoa. A defesa garantiu o Canarinho nas finais e a sua presença no time.

Gedeílson é titular incontestável. Desde o início em nossa seleção, cresceu nos mata-matas e inclusive mandou uma lambreta para cima de Diogo Barbosa. Foi o líder de assistências no campeonato, com cinco. Grande destaque, é difícil que fique em Erechim para o resto da temporada. O Cuiabá já demonstrou interesse no jogador.

Geromel foi essencial para a campanha tricolor, principalmente nas etapas finais. Não esteve presente na nossa seleção inicial, mas garantiu a vaga depois de ganhar praticamente todas as bolas nos últimos quatro jogos. É o único jogador que levantou as cinco taças do pentacampeonato tricolor.

Bruno Bispo é zagueiro goleador. Em 14 jogos, marcou três vezes. Canhoto, demonstrou qualidade durante todo o campeonato, não à toa o time de Erechim teve uma das defesas menos vazadas. Bispo é outro jogador que não deve ficar no Ypiranga. O Náutico já demonstrou interesse no zagueiro e esse deve ser o destino do atleta.

Fechando o setor defensivo chega Diego Porfírio. O lateral-esquerdo chegou a ser oferecido pela dupla Gre-Nal, mas o destino será o Coritiba, onde inclusive já foi anunciado. Pelo Canarinho, foram dois gols e uma assistência. 

Falcão é outro destaque do Ypiranga. Marcou dois gols durante a campanha e foi um personagem essencial no esquema de Luizinho Vieira. Ele foi titular incontestável em todos os jogos e garantiu a vaga em nossa seleção.

Bitello chegou para arrumar o time do Grêmio. Ao lado de Villasanti e Lucas Silva, o jovem foi a revelação do tricolor. Marcou dois gols, sendo um deles em um Gre-Nal no Beira-Rio. Ele foi o líder dos gremistas em assistências para finalização.

Outro semifinalista, Luizinho do Brasil de Pelotas garantiu a titularidade após as partidas contra o Ypiranga. O jogador começou tímido, mas foi ganhando cada vez mais espaço e confiança de Jerson Testoni. Marcou dois gols e deu duas assistências. Devido à boa atuação, jogará a Série B pela Chapecoense.

O Caxias não chegou às semifinais do Gauchão, mas Diogo Sodré teve um papel essencial na campanha grená. Além de peça fundamental, o jogador tem bons números com o time da Serra. O destaque foi a atuação contra o Novo Hamburgo, que até então era o único invicto no campeonato. Sodré marcou um gol e deu duas assistências. Ao longo da campanha, balançou as redes em outras três oportunidades.

Elias é outro destaque tricolor. O jovem começou a temporada como titular, com César Lopes. Em dois jogos, marcou três vezes e deu um bom início de campanha para o Grêmio. Com Roger, o joia da base permaneceu no time titular, fez gol em Gre-Nal e figura em nossa seleção.

Erick foi o goleador do campeonato. Mas mais do que balançar as redes, ele encontrou oportunidades nos jogos mais importantes para o Ypiranga. Marcou na vitória contra o Inter e duas vezes contra o Brasil de Pelotas, nas semis. Ainda marcou contra o Grêmio, na Arena. Erick foi de tão grande importância que já trocou Erechim pelo Rio de Janeiro. Ele jogará a Série B com o Vasco.

Para fechar a nossa seleção, o comandante destaque do Gauchão: Luizinho Vieira. O técnico, apesar de não conquistar o título, levou o Ypiranga a uma campanha histórica, classificando para uma final de estadual pela primeira vez desde a fundação. Vieira não abriu mão do seu estilo de jogo do início até o fim do campeonato. 

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Compartilhe essa notícia: