Presidente da Federação, Luciano Hocsman, confirmou a informação na Arena, antes da disputa da Recopa Gaúcha. Foto: Alex Frantz/Rádio Progresso

Pouco antes do início oficial da temporada, com a disputa da Recopa Gaúcha, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, confirmou uma informação importante. Em entrevista na zona mista da Arena, ele revelou que a vaga extra que o Rio Grande do Sul obteve para a Copa do Brasil será dada para o Campeão da Divisão de Acesso (Série A-2).

Com isso, as cinco vagas a que o estado tem direito serão divididas da seguinte forma: três para o Campeonato Gaúcho, uma para a Copa FGF e uma para a Divisão de Acesso. Isso vale já para as competições desta temporada, visando à Copa do Brasil de 2024.

A decisão foi tomada após reunião com os clubes da Divisão de Acesso na última terça-feira (17). Foi debatida e votada, inclusive, a possibilidade da vaga ser concedida não ao campeão, mas ao 3º colocado do campeonato, uma vez que quem conquistar o título e ficar com o vice-campeonato já é premiado com o acesso. A votação com representantes dos 16 clubes empatou em 8 a 8, e por fim a FGF optou por dar a vaga ao campeão.

Porém, essa decisão supostamente infringe o regulamento de competições da CBF. Conforme o artigo 3º do mesmo, “o torneio seletivo a ser eventualmente promovido pela Federação para oferecer vaga à Copa do Brasil deverá ter a participação de, no mínimo, 4 (quatro) clubes do principal campeonato profissional organizado pela Federação e equivalente à primeira divisão”. Hocsman ainda não se manifestou sobre esse detalhe.

Compartilhe essa notícia: