A noite desta quarta-feira (09) foi de Conmebol Libertadores na Arena em um jogo tenso, nervoso e muito disputado. O Grêmio enfrentou o Santos, no jogo de ida das quartas de final da competição e empatou em 1 a 1 com o time visitante.
Os 90 minutos não foram fáceis e o Tricolor não conseguiu impor o seu ritmo na partida. Já o Peixe conseguiu uma certa superioridade e foi quem abriu o marcador aos 35’ da etapa inicial. No último lance, depois de muitas polêmicas que aconteceram durante o jogo, os gremistas conseguiram chegar ao gol com Diego Souza, que assinalou de pênalti.
Com o resultado, o Grêmio deixa para decidir tudo na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira (16), às 19h15.
Primeiro Tempo
A etapa inicial começou equilibrada, com lances muito disputados. Quem chegou primeiro ao ataque foram os gremistas, logo aos 3 minutos, em uma boa jogada em profundidade, com Pepê sendo acionado na meia esquerda. O atacante cortou a marcação e cruzou na pequena área, mas a defesa paulista conseguiu cortar e mandar pela linha de fundo, cedendo escanteio. Na cobrança, Pinares colocou no primeiro poste para Kannemann chegar e completar de cabeça, mandando por sobre a meta.
O Santos respondeu aos 16’, quando Jobson recebeu um passe na intermediária e saiu em velocidade. Ainda de fora da área, finalizou em direção a meta gremista, mas Vanderlei defendeu com tranquilidade.
A partida se mostrou muito disputada no meio-campo. O Tricolor tentou valorizar a posse de bola e trocar passes, buscando construir oportunidades no ataque. Uma delas saiu aos 18’, quando Pinares acionou Luiz Fernando na entrada da área. O atacante fez um cruzamento para trás, mas a defesa do peixe afastou.
Com 22’ jogados, Pepê e Ferraz fizeram uma jogada rápida pelo meio, na entrada da área, mas a zaga cortou. Logo em seguida, foi a vez de Diego Souza buscar um cruzamento da direita, para mais uma interceptação da defesa, que mandou pela linha de fundo.
Já aos 27’, o Grêmio chegou novamente com um cruzamento de Pinares buscando Luiz Fernando na área. O goleiro defendeu, mas o atacante gremista acabou ainda trombando com o arqueiro paulista, cometendo falta de ataque. Nos minutos seguintes, os gremistas se lançavam bem em contra-ataque, quando Luiz Fernando fazia bom lance individual, mas acabou parado com falta de Luan Peres, que cortou a jogada.
Os visitantes tiveram uma chance aos 31’, com um chute de longa distância do Felipe Jonatan. A bola explodiu em Geromel e saiu por sobre a meta.
Na primeira oportunidade real no ataque, aos 35’, o Santos conseguiu abrir o marcador. Após um cruzamento da direita, Vanderlei saiu de soco e afastou. Na sobra, Felipe Jonathan cabeceou e Kaio Jorge desviou a gol.
O jogo passou a ficar nervoso, com cartões amarelos e até vermelhos corrigidos pelo VAR. Com 43 minutos, Luiz Fernando conseguiu o desarme no campo de defesa e lançou Pepê na esquerda, mas a bola saiu muito forte e ficou com o goleiro John Victor.
Nos acréscimos, o Santos se lançou em contra-ataque e Jobson foi acionado mais a esquerda. O meia chutou, mas escorregou e mandou pela linha de fundo. Em seguida, o Tricolor teve um escanteio a seu favor. Pinares colocou no primeiro poste, mas a zaga cortou.
Segundo Tempo
O Grêmio voltou a campo com uma alteração: saiu Kannemann, entrou David Braz.
A primeira chance foi santista, logo aos 2’, quando após uma cobrança de falta, Marinho recebeu na meia esquerda e chutou, mas mandou longe, por sobre a meta. Em seguida, Lucas Braga chutou forte, mas Vanderlei afastou de soco.
O Santos seguiu pressionando nos minutos iniciais. Outra oportunidade saiu dos pés de Felipe Jonatan, que após cruzamento, tentou finalização de voleio, mandando à esquerda da meta gremista.
O Grêmio tentou com um cruzamento da esquerda para a área. A defesa afastou e a bola sobrou para Matheus Henrique, que chutou de primeira, mas pegou mal na bola e ela saiu a linha de fundo, com 6 minutos jogados.
Com 14 minutos, o Tricolor trabalhou bem, até que a bola chegou a Diego Souza. O centroavante recebeu, girou bem e finalizou, mas a zaga cortou a escanteio. Na cobrança, Pinares colocou na cabeça de David Braz, que desviou a esquerda da meta.
O Grêmio teve uma boa chance em cobrança de falta da intermediária, aos 20’. David Braz mandou direto, obrigando uma grande defesa de John, que espalmou pela linha de fundo, cedendo escanteio. Na cobrança feita na marca penal, Diego Souza subiu para desviar de cabeça, para outra boa defesa do arqueiro adversário.
O Peixe chegou novamente com perigo nos minutos seguintes. Kaio Jorge se aproveitou de erro da defesa tricolor e finalizou a gol, buscando o canto direito da meta defendida por Vanderlei, mas por sorte, a bola saiu pela linha de fundo.
Os gremistas tentaram arriscar também de longa distância, com 29’. Darlan, da meia direita, chutou buscando o ângulo da meta santista, mas o goleiro defendeu em dois toques.
Aos 37’, uma das melhores chances do tricolor saiu de uma jogada de Diego Souza e Pepê. O centroavante acionou o atacante entre a zaga, mas Felipe Jonathan acabou desequilibrando Pepê, que caiu na área – nada assinalado.
Passados 40 minutos, o Grêmio teve uma falta da intermediária pela meia esquerda. Diego cobrou, houve desvio na barreira e a bola saiu a linha de fundo. Na cobrança do escanteio no primeiro poste, a zaga fez o corte.
Nos acréscimos, após uma jogada de contra-ataque em velocidade, Jean Mota mandou de cabeça para fora. Diego Pituca, após cometer mais uma falta, acabou expulso da partida.
O Grêmio pressionou os minutos finais e nos acréscimos, em um cruzamento de Ferreira, a bola bateu no braço de Vinicius Baliero, dentro da área.
Diego Souza foi para a cobrança e converteu, mandando direto no ângulo da meta paulista, estufando as redes e deixando tudo igual, aos 56 minutos.
Com o resultado, o Tricolor busca a decisão na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira, 16.
Fonte: Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA