O Grêmio inicia seu caminho na Copa do Brasil na noite desta quarta-feira (1º). O tricolor encara o Campinense, da Paraíba, às 20h, no Estádio Mané Garrincha. Tanto a vitória quanto o empate garante o time de Renato Portaluppi na próxima fase da competição. O vencedor do confronto encara o Ferroviário.
Essa será a terceira vez que Grêmio e Campinense se enfrentam na história. Nas outras duas oportunidades, em 2015, também pela Copa do Brasil, o tricolor levou a melhor e garantiu a vitória nas duas partidas: 2 a 0, em Porto Alegre e 2 a 1, fora de casa. O Grêmio busca manter o 100% de aproveitamento no confronto e vai com força máxima para garantir a classificação.
Sem poder contar com Felipe Carballo, com desgaste, Renato Portaluppi retorna com Villasanti para atuar ao lado de Pepê no time titular. No gol, Adriel ganha sequência. A dúvida fica na lateral-direita, já que Fábio está lesionado e João Pedro disputa com Thaciano a vaga. Com isso, o tricolor deve ir a campo com Adriel, João Pedro (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê, Bitello, Cristaldo e Vina; Luis Suárez.
Após vender o mando de campo, o Campinense fará a sua estreia na Copa do Brasil fora de casa. O time de Leston Junior chega para o confronto após empatar o clássico estadual com o Treze e, assim como o tricolor, vai para campo com o que tem de melhor. A tendência é que o treinador mantenha a escalação do Clássico dos Maiorais. O Campinense pode encarar o Grêmio com Otávio Passos, Thiago Ennes, William, Diego Silva e Bruno Collaço; Paulo Victor (Rogério), Ramires (Guilherme Escuro) e Tarcísio; Vanderlan (Thiaguinho), Mauri e Willian Anicete.