A partida entre Grêmio e Brasil de Pelotas ficou marcada por desentendimentos e confusões entre os jogadores. As discussões entre Suárez, atacante tricolor, e Marcelo Pitol, goleiro do Xavante, foram iniciadas por “catimbas” dos jogadores e gerou repercussão após o fim da partida.
Enquanto uma das incontáveis paralisações da partida acontecia, Luis Suárez e Marcelo Pitol se desentenderam. O ato criou uma confusão entre os jogadores dentro de campo e se estendeu até a entrada para os vestiários. Apesar de muitas faltas e discussões no decorrer da partida, a partida terminou com vitória gremista após gol de Suárez nos acréscimos da partida.
Ao abordar sobre o assunto após o encerramento da partida, o goleiro do Brasil de Pelotas elogiou o atacante e disse que apesar da catimba, as provocações são coisas que acontecem dentro de campo: “Coisa de futebol, coisa do jogo. Ele é chato, eu também sou chato, a gente tenta fazer pelas nossas equipe. Ele tem a catimba uruguaia e a gente também,ninguém grita mais que ninguém dentro de campo”.