A vitória sobre a Holanda garantiu a classificação para a Argentina, mas também contou com um recorde. Marcando o segundo gol no empate que posteriormente foi decidido nos pênaltis, Messi se tornou o maior artilheiro da Argentina em Copas.
A partida estava sendo controlada pela seleção sul-americana, com o placar favorável, Lionel Messi ampliou a diferença de gols comparado ao adversário convertendo um pênalti. O segundo gol da Argentina na partida marcou a décima vez que Messi balançou as redes em mundiais, garantindo então, um empate em número de gols com Batistuta.
O ex-jogador que atuava na posição de volante chegou a dez gols na Copa do Mundo na edição de 1998, sediada na França. O atacante disputou dois Mundiais e marcou três gols logo em seu primeiro jogo, ao todo, Batistuta marcou quatro gols em 1994 e seis gols em 1998.
Messi terá a oportunidade de ultrapassar o jogador aposentado nas próximas semanas, já que disputará mais duas partidas nesta edição da Copa do Mundo. Caso a Argentina perca o próximo confronto, contra a Croácia, terá a disputa do terceiro lugar, e se vencer a semifinal, o capitão da Seleção da Argentina participará de sua segunda final na competição.