Salma Paruello também pode quebrar recorde individual com a conquista. Foto: Fifa WWC/Reprodução

A final entre Espanha e Inglaterra na Copa do Mundo Feminina será histórica por diversos motivos. Um deles está relacionado diretamente a um recorde que só a seleção brasileira masculina detém até hoje: conquistar os títulos mundiais da Copa, do sub-17 e do sub-20.

A Espanha é a atual campeã das Copas do Mundo FIFA Feminina Sub-17 e Sub-20, conquistadas no ano passado (2022). Caso consiga derrotar a Inglaterra e vencer mais esse título, repetirá um feito que só o Brasil conseguiu, no futebol masculino. Entre as mulheres, seria algo inédito, já que nenhuma seleção conseguiu o feito até então.

Os brasileiros conseguiram o feito no ano de 2003. Depois de conquistarem o penta em 2002 na Coreia do Sul e Japão, os “guris” da seleção conquistaram os dois mundiais na base: O sub-17 na Finlândia e o Sub-20 nos Emirados Árabes.

Nas disputas femininas, o Japão é o único que tem títulos nas três categorias, mas bem espaçados entre si. As japonesas venceram a categoria sub-17 em 2014, sub-20 em 2018 e a profissional em 2011.

Se as espanholas conquistarem a marca histórica neste ano, , o sabor será ainda mais especial para Salma Paralluelo. Aos 19 anos de idade, ela pode vir a ser a primeira jogadora da história das copas – masculina e feminina – a conquistar as três versões da Copa do Mundo FIFA. A Sub-17 em 2018, Sub-20 em 2022 e agora o Mundial.

A final está marcada para este domingo (20), às 7h (Brasília), no Estádio Austrália, em Sydney.

Compartilhe essa notícia: