Foi com sofrimento, nos pênaltis, com Paulo Victor sendo o herói que o Grêmio chegou ao título do Campeonato Gaúcho de 2019, o bicampeonato consecutivo. A conquista invicta foi coroada na Arena, na noite desta quarta-feira (17).

Outro protagonista do jogo foio centroavante André, que dedicou o título a Marcelo Oliveira, zagueiro que sofreu uma grava lesão e está fora da temporada. E foi com a camisa do companheiro que Maicon e Geromel ergueram a taça entregue pelo presidente da Federação Gaúcha, Francisco Novelleto.

Primeiro tempo bastante disputado

FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

O primeiro tempo foi de muita intensidade e disputa. Logo no início do jogo, Kannemann pulou para disputar a bola no ar com Paolo Guerrero, deixando um braço a mais, que resultou em amarelo. Na sequência, Pottker, Patrick, Guerrero e Daniel (goleiro reserva do Inter) também foram amarelados.

Mas, além de faltas e lances de força, o primeiro tempo também teve chances de gol. A torcida gremista chegou a comemorar, Everton chutou, Lomba espalmou e no rebote, André balançou as redes, mas estava impedido. O tricolor ainda teve uma nova chance com Kannemann, que em um escanteio dominou bonito e chutou para a defesa de Marcelo Lomba.

Pelo lado colorado, a melhor chance foi de Guerrero, em uma cabeçada de longe, que Paulo Victor espalmou e ainda contou com a ajuda da trave.

Pênalti e expulsões na segunda etapa

Na segunda etapa, Odair voltou a campo com Guilherme Parede no lugar de Pottker. Aos 15 minutos, Renato chamou Luan, que voltou ao time após ter sido afastado. O camisa 7 entrou no lugar de Jean Pyerre.

E foi Guilherme Parede quem puxou o calção de Cortês dentro da área. Pênalti confirmado pelo árbitro Jean Pierre Lima. Entre a marcação da penalidade e a cobrança, muita discussão, que resultou nas expulsões de D’Alessandro e Odair Hellmann.

André cobrou o pênalti mas parou em Marcelo Lomba. Após a defesa, o Inter foi para cima do rival, mas as melhores oportunidades foram gremistas, em contra-ataques de Everton. Quase no fim do jogo, o Cebolinha ainda mandou a bola na trave. Mas ninguém conseguiu mudar o placar no tempo normal.

Paulo Victor brilha nos pênaltis

O Inter abriu as cobranças com Camilo, que ficou em Paulo Victor. Depois, Tardelli cobrou e converteu para o Grêmio. Rafael Sobis, que entrou no último minuto do jogo, igualou. Everton não aproveitou a chance de colocar o tricolor novamente na frente, chutou por cima do gol.

Com tudo igual, Paolo Guerrero bateu firme e colocou o Colorado em vantagem. Matheus Henrique cobrou e deixou tudo igual. A quarta penalidade colorada foi batida por Victor Cuesta. O zagueiro canhoto bateu e Paulo Victor defendeu. O também canhoto Michel teve a chance de abrir a vantagem, mas Marcelo Lomba defendeu.

O último cobrador do Inter foi Nico López, que também ficou nas mãos de Paulo Victor. Coube a André a possibilidade de definir. Se no pênalti do segundo tempo Lomba levou a melhor, no momento decisivo, o centroavante bateu bem, deslocando o goleiro colorado e começando a festa na Arena.

 

 

 

 

Compartilhe essa notícia: