Pelé se aposentou no dia 1 de outubro de 1977, atuando pelo Santos. Foto: Acervo CBF

Surgindo no Santos, onde disputou sua primeira partida profissional com 16 anos, Pelé atuou a maior parte de sua carreira no clube paulista. Marcando a história da Seleção Brasileira, o Rei do Futebol também jogou no Cosmos, e conquistou um título honorário da Bola de Ouro, contabilizando sete edições da premiação.

Considerado o atleta do século XX pelo Comitê Olímpico Internacional, Pelé foi convocado pela seleção após dez meses que havia sido contratado pelo Santos, o primeiro título do Rei do Futebol com a amarelinha foi a conquista da Copa Roca, atual Superclássico das Américas. Até hoje, Pelé é o jogador mais novo a vencer uma Copa do Mundo, com 17 anos e oito meses, o garoto balançou as redes seis vezes em sua primeira participação no torneio, sendo o artilheiro do primeiro título do Brasil no Mundial.

O Rei do Futebol esteve presente na Era de Ouro da Seleção Brasileira, quando conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo em 1962. Historicamente, esta geração ficou marcada por amenizar o clima hostil no Brasil, que vivia momentos da Ditadura Militar, em 1970. Na edição do Mundial do mesmo ano, Pelé se tornou o único jogador a ser tricampeão da competição. O jogador também foi capaz de para uma guerra, um ano antes do tricampeonato da Copa do Mundo, o Brasil realizou uma excursão à África, e a atual Republica do Congo e Nigéria cessaram os conflitos para ver o maior jogador da história entrar em campo.

Em 1967, Pelé já era titular do Santos com 16 anos de idade, e se tornou o artilheiro do Campeonato Paulista, marcando 36 gols. Estando no Peixe durante um período de 18 anos, o Rei do Futebol conquistou dez taças da competição regional e esteve presente em seis títulos nacionais do Peixe.

Os principais títulos levantados por Pelé na equipe paulista foram o bicampeonato da Libertadores, conhecida como Copa Campeões da América, e Mundial, em 1962 e 1963. Pelé esteve presente na primeira conquista brasileira na competição continental, vencendo o Peñarol, e consequentemente do torneio intercontinental, sobre o Benfica. Já na temporada seguinte, o Santos venceu o Boca Júniors e o Milan. Foi no Peixe que o maior jogador da história do esporte marcou seu milésimo gol, o feito ocorreu no Maracanã, contra o Vasco, em 1969. Pelo Santos, Pelé participou de 1116 jogos e marcou 1091 gols.

Após se despedir do clube paulista, o Rei do Futebol se transferiu ao New York Cosmos, para disputar a temporada de 1975. A transferência para o futebol norte-americano foi vista como influência para que o público do país tivesse interesse no esporte. Entre jogos oficiais e amistosos, Pelé atuou em 106 partidas e balançou as redes 64 vezes.

 

Compartilhe essa notícia: