Esta será a quarta sequência de confrontos entre as equipes na competição – a última delas foi em 2017. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Maiores vencedores da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio irão se reencontrar nas oitavas de final da edição de 2023. Foi o que definiu o sorteio desta terça-feira (2), realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Esta será a quarta sequência de confrontos entre as equipes na competição – até aqui, a Raposa levou a melhor em duas oportunidades, enquanto o Tricolor avançou em uma.

A curiosidade é que, nas duas vezes em que despachou o Grêmio, o Cruzeiro se sagrou campeão. Foi assim em 1993 e em 2017. Da mesma forma, quando o Tricolor superou o rival, posteriormente conquistou o título, em 2016.

Em 1993, os dois times fizeram a grande final da Copa do Brasil. Após o empate em 0 a 0 no Olímpico, o Cruzeiro venceu por 2 a 1 no Mineirão, com gols de Roberto Gaúcho e Cleison – Pingo descontou para o Grêmio.

Em 2016, o encontro entre os times foi na semifinal. Com uma atuação de luxo, o Grêmio de Renato Portaluppi venceu por 2 a 0 no Mineirão, com gols de Luan e Douglas, e só administrou o 0 a 0 na Arena. Depois, conquistou o pentacampeonato ao superar o Atlético-MG na decisão.

Em 2017, também na semifinal, foi a vez do troco do Cruzeiro de Mano Menezes. Depois de perder a partida de ida por 1 a 0 na Arena, com gol de Lucas Barrios, a Raposa devolveu o placar no Mineirão com tento de Hudson. Nos pênaltis, vitória por 3 a 2 e vaga garantida para a final, em que superou o Flamengo para conquistar o pentacampeonato, e o primeiro dos dois títulos consecutivos – em 2018, ergueria a taça também.

Compartilhe essa notícia: