O jogador do Grêmio Lucas Leiva anunciou oficialmente sua aposentadoria na tarde desta sexta-feira (17). A decisão de encerrar a carreira foi tomada devido a um problema cardíaco.
O encerramento da carreira de jogador foi comunicado em entrevista coletiva na Arena, com a presença do presidente Alberto Guerra, do vice de futebol Paulo Caleffi, e dos médicos Márcio Dornelles e Paulo Rabaldo. Também estiveram presentes o técnico Renato Portaluppi e o zagueiro Pedro Geromel.
O jogador estava afastado dos treinos desde dezembro, quando foi diagnosticado com uma alteração cardíaca durante exames de rotina. Até a quinta-feira (16), o jogador seguiu em exames, em busca de tratamento de sua condição. “Foi detectada uma fibrose cicatricial no miocárdio, muito provável de uma miocardite. Após o diagnóstico, foi sugerido que o atleta se afastasse das atividades de alta intensidade por 3 meses, e ontem finalizamos a totalidade de exames. Após avaliar a fibrose e os riscos junto aos especialistas sugerimos que o Lucas descontinuasse as atividades físicas de alta performance”, informou Márcio Dornelles.
Emocionado, Lucas Leiva agradeceu ao clube pelo suporte que recebeu nos últimos meses e anunciou oficialmente a sua aposentadoria do futebol. O jogador, no entanto, não descartou o interesse em atuar em outros setores do clube, mas ainda não tem uma definição de como será o seu futuro. “Estou encerrando a minha história onde eu sempre desejei”, disse o ex-jogador, e, segundo ele, agora torcedor do Grêmio.
Lucas Leiva teve passagens pelo Grêmio, Liverpool e Lázio. Formado nas categorias de base do tricolor gaúcho, o jogador retornou ao Grêmio no ano passado e participou da campanha que trouxe o time de volta à elite do Campeonato Brasileiro.