Um dos ídolos colorados está prestes a iniciar uma nova carreira. Fora dos campos há alguns anos, Pedro Iarley está de volta aos gramados, mas em uma posição diferente. O ex-atacante colorado comandará o Garibaldi na terceira divisão do futebol gaúcho.

Iarley revela que, após se aposentar, sempre teve vontade de ser treinador e se preparou para isso. Em 2016, chegou a assumir um cargo como coordenador técnico das Categorias de Base do Internacional, mas foi afetado pelo projeto de diminuição de gastos. “O proposito sempre foi de ser treinador (…) eu venho nesses últimos cinco anos me preparando, estudando, buscando esse conhecimento indispensável para você iniciar uma carreira como treinador”, disse. O ex-jogador já tem o curso de Licença B da CBF e está terminando a Licença A, além de estudar Educação Física na faculdade.

O ex-atacante disse que vinha conversando com diversos clubes do Brasil, mas foi bela boa relação com o time da Serra que decidiu aceitar o convite. O, agora técnico, ressalta que, nos últimos cinco anos, conviveu com jogadores e dirigentes, principalmente ao participar de campeonatos da região: “a gente foi criando uma amizade”, falou. Iarley, inclusive, revela que já jogou com alguns jogadores do time que treinará.

Capitão e ídolo em quase todos os times em que jogou, Iarley relata que aprendeu no Internacional a lidar com jogadores mais jovens e que, após essa experiência, se sente preparado para comandar uma equipe com tantos jogadores novos, como é o caso do Garibaldi. “Hoje eu estou bastante experiente para ter o trato tanto com o jovem, que tem que ter um linguajar diferente,  quanto com o jogador mais veterano, aí é uma conversa mais franca”, disse. Iarley diz que já conhece algumas das peças do elenco e utiliza os adjetivos ‘potencial e índole boa’ para descrevê-los.

Iarley toca num ponto importante: o apoio da comunidade. Durante a sua apresentação no Garibaldi, diversas personalidades da cidade estiveram presentes e o treinador diz: “não adianta a gente iniciar um projeto sem a comunidade apoiar porque não é fácil fazer futebol”.

Perguntado sobre o momento do Internacional, Iarley demonstrou confiança, principalmente com a chegada de Mano Menezes. O ex-atacante revela que estuda o treinador colorado e brinca: “vou bater na sua porta para você me dar umas dicas”. Mano e Iarley trabalharam juntos no Corinthians e o ex-jogador diz estar muito feliz com a chegada do comandante. “É notória a evolução do internacional, a organização que o Mano consegue implantar em seus times (…) torcendo bastante para o sucesso do colorado com o Mano”, finalizou.

Pedro Iarley terá sua primeira oportunidade como treinador de futebol no Garibaldi. Chegam com ele para completar a comissão técnica o auxiliar Wilson Souza e o preparador físico Marcos Tavares.

Foto: Reprodução

Compartilhe essa notícia: