Grêmio conquistou o pentacampeonato Gauchão e garantiu o retorno à Série A. FOTO: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

A última temporada do Grêmio contou com três treinadores, eliminação precoce na Copa do Brasil e retorno à elite do futebol brasileiro. Confira como foi o ano de 2022 para o Tricolor, que manteve a sua hegemonia no Campeonato Gaúcho.

Gauchão

A primeira competição oficial do ano começou com a equipe de transição atuando para o time principal ter um período maior de pré temporada. No decorrer da primeira fase, Mancini foi demitido, mesmo após seis partidas de invencibilidade no Gauchão, Roger Machado foi o escolhido para ser o próximo treinador. O Grêmio terminou a primeira etapa na segunda colocação, eliminou o Inter na semifinal, pelo placar agregado de 4 a 1. Na final, venceu as duas partidas contra o Ypiranga, com o placar agregado de 3 a 1, para conquistar o quinto título consecutivo do campeonato.

Copa do Brasil

Ainda no início da temporada, entre os duelos do Campeonato Gaúcho, o Grêmio enfrentou o Mirassol em confronto válido pela primeira fase da Copa do Brasil. Mesmo com um jogador a menos, o clube paulista eliminou o Tricolor pelo placar de 3 a 2, o resultado quebrou as expectativas da direção gremista, que contava com a vitória para o aumento de renda por bonificações em razão dos avanços nas próximas fases da competição. A atuação do lateral direito do Mirassol, Rodrigo Ferreira, chamou a atenção do clube gaúcho, que posteriormente o contratou por empréstimo.

Série B

O início da terceira participação do Grêmio na competição começou de maneira oscilante, as duas primeiras partidas contaram com um empate contra a Ponte Preta e uma derrota para a Chapecoense, após três vitórias, o clube chegou a marca de cinco jogos sem vitórias. A campanha do Grêmio foi constantemente criticada pelos resultados como visitante, ao todo o Tricolor venceu três vezes e atingiu a marca de nove jogos consecutivos sem vencer fora de casa.

Na reta final da competição, o Grêmio abriu dez pontos do quinto colocado e estava próximo de conquistar o acesso antecipado, mas com alguns resultados negativos, a distância diminuiu e Roger Machado foi demitido, tendo a vaga ocupada por Renato Portaluppi, que conduziu o clube até o final da competição e garantiu o retorno à Série A em duelo contra o Naútico, na partida, o clube gaúcho saiu vencedor pelo placar de 3 a 0. Com o encerramento da Série B, o Grêmio ficou na segunda colocação, com 65 pontos, 17 vitórias, 14 empates e 7 derrotas. Tendo um saldo de 24 gols, o Imortal terminou o campeonato com o segundo melhor ataque, balançando as redes 50 vezes.

Compartilhe essa notícia: