Festa, cartazes, sorrisos e medalhas. Esse clima já não é surpresa para a judoca Mayra Aguiar, que trouxe mais um bronze olímpico para casa, em Porto Alegre. Acompanhada dos familiares e do atleta Daniel Cargnin, que também foi medalhista de bronze no judô, a porto-alegrense foi recepcionada com muita celebração no Aeroporto Salgado Filho nesta terça-feira (3). A comemoração seguiu em uma carreata no caminhão dos bombeiros, que percorreu o trajeto até o Paço Municipal e, depois, ao Palácio Piratini, onde foram homenageados pelo prefeito Sebastião Melo e o governador Eduardo Leite.

Foi a terceira medalha olímpica consecutiva conquistada pela judoca gaúcha, que já havia ganho o bronze nos jogos olímpicos de Londres, em 2012, e no Rio de Janeiro, em 2016. Com os triunfos recentes em Tóquio, Mayra e Daniel levaram mais duas medalhas ao quadro brasileiro – que agora soma 16 no total.

Confira abaixo a matéria sobre a chegada dos atletas:

Vôlei feminino

Invicta, a seleção brasileira de vôlei feminino venceu mais uma partida nesta quarta-feira (4), contra o Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês) por 3 sets a 1, e avançou às semifinais da Olimpíada de Tóquio. A partida teve parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/22. O confronto aconteceu na Arena de Ariake, na capital Tóquio.

Na próxima fase, a seleção brasileira vai duelar com a Coreia do Sul, que já perdeu para o Brasil na fase de grupos por 3 sets a 0. O confronto será na sexta-feira (6) ainda sem horário definido.

Maratona aquática

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou a medalha de ouro na prova dos 10 quilômetros (km) da maratona aquática da Olimpíada de Tóquio (Japão). Ela venceu a prova nesta terça-feira (3) na Marina de Odaiba com o tempo de 1h59min30s8.

Na carreira, a baiana de 29 anos já foi eleita seis vezes a melhor atleta do mundo em maratonas aquáticas. Além disso, ela é tetracampeã mundial em provas de 25 km (2011, 2015, 2017 e 2019) e campeã pan-americana em Lima (2019) na prova de 10 km.

Com a medalha de Marcela, o Brasil bate recorde com oito mulheres medalhistas, até o momento, nesta edição das Olimpíadas. Em 2008, nos Jogos de Pequim, o país obteve sete medalhas conquistas por atletas mulheres.

A baiana Ana Marcela Cunha conquistou ouro maratona aquática. – Foto: Jonne Roriz/COB/Direitos reservados

Vela

A medalha de ouro que a dupla Martine Grael e Kahena Kunze faturou ontem na vela colocou as velejadoras na seleta relação de oito mulheres brasileiras bicampeãs olímpicas. Além de Martine e Kahena, figuram na lista as jogadores de vôlei Fabi Alvim, Fabiana Claudino, Jaqueline Carvalho, Paula Pequeno, Sheilla Castro e Thaisa, campeãs nos Jogos de 2018 (Pequim) e de 2012 (Londres).

Já a dupla Fernanda Oliveira e Ana Barbachan lutaram pela segunda medalha da vela brasileira na madrugada de hoje, na Baía de Enoshima, na ilha da Enoshima. A dupla disputou a Medal Race, regata final e decisiva, na classe 470 e ficou na 10ª colocação. Com este resultado, elas terminaram em nono lugar geral.

As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze – Jonne Roriz/COB/Direitos reservados

Porta-bandeira do Brasil

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou hoje que a ginasta Rebeca Andrade, medalhista de ouro e prata nos Jogos de Tóquio, será a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento da competição.

 

Nem tudo é ouro

No vôlei de praia, os brasileiros Alison e Álvaro Filho foram eliminados após serem derrotados por 2 sets a 0 (parciais de 21/16 e 21/19) por Martin Plavins e Edgar Tocs, da Letônia, na noite de ontem no Parque Shiokaze.

Assim, o Brasil não tem mais representantes no vôlei de praia, após as eliminações de Bruno e Evandro, nas oitavas de final do masculino, de Ágatha e Duda, nas oitavas do feminino, e de Ana Patrícia e Rebecca, nas quartas do feminino.

O skate park foi outra modalidade que não trouxe medalhas, porém o orgulho segue invicto. Dora Varella e Yndiara Asp chegaram à final feminina do torneio, mas  ficaram fora do pódio na madrugada desta quarta-feira (4) no Parque de Esportes Urbanos de Ariake. Entre as oito participantes da grande decisão, Dora Varella ficou na 7ª posição, com 40,42 pontos que alcançou em sua primeira volta. Já Yndiara Asp terminou na última posição, com 37,34 pontos.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Nunes/RDC TV

Compartilhe essa notícia: