Com o Arnão lotado, o União Corinthians esteve à frente do Franca, líder invicto do NBB, durante quase todo jogo na noite da última segunda-feira (28), em Santa Cruz do Sul. Porém, os desfalques e as baixas de jogadores ao longo da partida pesaram, e os donos da casa levaram a virada nos últimos minutos, sendo derrotados por 86 a 83.
Empurrados pela torcida, que aproveitou os ingressos gratuitos para encher o ginásio, o União Corinthians começou o jogo de forma avassaladora. Em um 1º quarto de luxo, com ataque efetivo e defesa agressiva, a equipe de Athos Calderaro não tomou conhecimento do líder do campeonato, abrindo 29 a 14. As bolas seguiram caindo para a equipe de Santa Cruz do Sul no 2º quarto, e, ao intervalo da partida, o placar apontava 56 a 42.
O 3º quarto ficou marcado por uma confusão. Após cometer falta de ataque, Lucas Mariano, do Franca, empurrou Augusto, do União Corinthians, gerando desentendimento entre membros das duas equipes. Passadas as punições – uma falta antidesportiva de Franca, e uma falta técnica de cada lado -, o jogo foi retomado. De grande atuação até então, Aguerre sentiu a virilha e precisou ser substituído. Na reta final do 3º quarto, os visitantes iniciaram a reação que seria consolidada no último perído.
Com grande atuação de Reynan, que veio do banco para mudar o jogo, Franca foi encostando no marcador. Desgastado por conta do elenco reduzido, que inviabilizava maior rotatividade, o União Corinthians perdeu fôlego. Aguerre tentou voltar, mas não conseguiu, e logo na sequência Malachias cometeu a 5ª falta. Sem dois dos seus pivôs, os donos da casa perdiam rebotes e cometiam muitos erros no ataque. Faltando menos de dois minutos para o fim, Franca empatou e virou o jogo. Os gaúchos ainda tiveram a chance de empatar na última bola, de três pontos, com Pastor, mas ele desperdiçou.
Apesar da derrota, o União Corinthians saiu aplaudido de quadra pela torcida, que reconheceu o esforço. O time de Santa Cruz do Sul segue na 12ª colocação, dentro da zona de classificação, com 9 vitórias em 28 jogos, e volta à quadra no sábado, novamente no Arnão, contra a Unifacisa/PB. Já Franca mantém a liderança e a invencibilidade, com 28 triunfos em 28 partidas.