Ao longo de oito confrontos, o Avenida venceu o Inter apenas uma vez. Na oportunidade, o Periquito recebeu o Colorado no Estádio dos Eucaliptos e com virada histórica, garantiu os três pontos no Gauchão de 2012.
Após conquistar o título da divisão de acesso na temporada anterior, o Avenida iria enfrentar o Internacional nas primeiras rodadas do Gauchão. Com o favoritismo, o Colorado nunca havia perdido para o Periquito anteriormente, e decidiu ir para o duelo com um time alternativo, para poupar jogadores que iriam enfrentar o Once Caldas pela Libertadores.
Confirmando a superioridade, o time da capital abriu o placar logo aos dez minutos de jogo, com Gilberto, e ampliou o placar aos 35 com Fabrício. Com o retorno da partida na etapa complementar, o Avenida adotou um estilo ofensivo sendo caracterizado por jogadas em velocidade pelas laterais, e aos onze minutos do segundo tempo, Leonardo aproveitou um rebote do goleiro Muriel e cabeceou direto para o gol.
O primeiro gol do Avenida serviu de motivação para o clube. Vendo um adversário com um ritmo inferior ao seu, o time de Santa Cruz do Sul empatou o jogo aos 29, com Vinícius, que havia entrado a pouco tempo na partida. A virada aconteceu na reta final da partida, aos 84 minutos, Alex Amado foi efetivo em jogada individual sobre Bolívar e Cláudio Winck e decretou a primeira, e até o momento, única vitória do Avenida.
A única vitória do Avenida contra o Internacional tinha o atual treinador do Periquito, Márcio Freitas, como jogador suplente e Alexandre Camargo no time titular. O meio-campista teve diversas passagens pelo clube ao longo de sua carreira e deverá estar relacionado para o próximo jogo contra o Colorado. O duelo será válido pela segunda rodada do Gauchão e ocorrerá nesta quarta-feira (25), às 19h, no Estádio dos Eucaliptos.