O ministro Alexandre de Moraes foi eleito hoje (14) para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A votação simbólica para escolha do ministro foi realizada durante sessão do tribunal.

O magistrado recebeu seis votos, enquanto Ricardo Lewandowski, escolhido como vice-presidente, recebeu apenas um voto. Como novo presidente, Moraes passará a presidir a Corte Eleitoral e comandará a organização as eleições de outubro.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e dois advogados com notório saber jurídico indicados pelo presidente da República.

Em discurso Moraes afirmou que, “Os brasileiros e brasileiras merecem em 2022, da Justiça Eleitoral e de todos os poderes e instituições do país, eficiência, segurança, transparência e respeito à soberana vontade popular, eles não merecem a proliferação de discursos de ódio, noticias fraudulentas e da criminosa tentativa da cooptação, por coação ou medo, de verdadeiras milícias digitais”.

Compartilhe essa notícia: