Encerrando minhas dicas para o Mês do Orgulho LGBTQIA+, apresento 5 séries importantíssimas para todos assistirem e entenderem mais sobre nossas lutas e conquistas.
Começando com uma das séries mais badaladas dos últimos anos:
1 – POSE
Com um elenco sensacional com protagonistas transgênero, a série se passa em Nova York, no final da década de 1980 e conta a história de Blanca, mãe da casa Evangelista, que abriga jovens LGBT que foram expulsas de suas casas. A época foi marcada pela ascensão da cultura de luxo e o surgimento dos bailes LGBT.
Entre a ficção e claras inspirações no documentário Paris is Burning (1991), Pose coloca holofotes sobre histórias de pessoas queer. E pessoas queer predominantemente negras e latinas que construíam e viviam a cultura drag-ballroom de Nova York.
Todas temporadas estão disponíveis no STAR+.
2 – VENENO
Veneno acompanha a vida e carreira da cantora, atriz e apresentadora Cristina Ortiz, conhecida como La Veneno. Ela foi uma importante personalidade da Espanha e a primeira mulher trans a ganhar fama na televisão espanhola. A vida de Cristina é contada através de Valeria Vegas, uma jovem universitária aspirante à escritora também lidando com sua identidade de gênero. Uma grande fã de La Veneno, Valeria decide escrever um livro sobre ela e aprende sobre toda sua trajetória desde a difícil infância em Adra, pequena comunidade espanhola, até a ascensão à fama nos anos 1990.
Veneno está disponível no HBO Max.
3 – HEARTSTOPPER
Heartstopper é uma série que vem fazendo sucesso na Netflix. Lançada em 2022, a produção é baseada na obra literária da inglesa Alice May Oseman.
A série é protagonizada por Charlie e Nick, colegas do ensino médio que vivem em mundos opostos. Enquanto Charlie é introvertido e meigo, Nick é popular e falante.
Os dois se aproximam e desenvolvem uma amizade, que aos poucos se transforma em algo além, nos mostrando as descobertas, desafios e inseguranças do amor.
É uma série que se existisse na minha adolescência, teria feito muita diferença em minha vida, já que eu tendo 35 anos me descobri num período onde não existiam produções que me ajudariam a entender que eu era naquela época.
Heartstopper está disponível na Netflix e a segunda temporada já está em produção.
4 – MANHÃS DE SETEMBRO
Manhãs de Setembro traz Liniker no papel de Cassandra, uma mulher trans que ganha a vida como motogirl e tem o sonho de se tornar uma grande cantora.
Sua vida está em transformação e ela aos pouco começa a conquistar seus objetivos quando descobre que tem um filho, fruto de uma relação com Leide, uma antiga ex-namorada.
A série é uma produção da Amazon Prime e está disponível na plataforma.
5 – EUPHORIA
Para encerrar a lista, trago uma das séries mais assistidas da HBO: Euphoria. A produção traz vários personagens jovens e seus dilemas, abordando assuntos como as relações com as drogas, a sexualidade, transtornos mentais e a busca por equilíbrio.
A protagonista é Rue Bennett (interpretada por Zendaya), uma garota que sai da clínica de reabilitação disposta a levar uma vida “limpa”. Rue conhece na escola Jules, uma adolescente trans com quem se envolve amorosamente.
Euphoria está disponível no HBO Max. Possui 2 temporadas e dois especiais.