Embelezar a cidade, entregar um serviço de mais qualidade e proporcionar mais segurança são alguns dos objetivos do projeto de concessão dos serviços de abrigos de ônibus. A consulta pública sobre o projeto está aberta à população até 31 de janeiro. A empresa ou consórcio que vencer a concorrência deverá instalar e manter os abrigos. O critério de julgamento será a oferta de no mínimo 921 e no máximo 4.822 estruturas. A contrapartida da prefeitura para o parceiro privado será a permissão de exploração publicitária dos espaços.

Os equipamentos terão de três a quatro faces para publicidade e totens separados dos abrigos. Também estão previstos paineis em LED informando próxima chegada, iluminação dos locais, posição para cadeirantes nos assentos, tomadas USB, telhados sustentáveis em no mínimo 5% dos abrigos e  prateleiras de livros para o programa da Secretaria Municipal da Cultura de troca e doação de obras.
O prazo máximo para a instalação de todos os abrigos será de seis anos, e o modelo conceitual está sendo elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Para contribuir com o aprimoramento do projeto durante a consulta pública, enviando sugestões e opiniões, basta acessar o site da Secretaria Municipal de Parcerias Estratégicas, preencher o formulário disponível e enviá-lo para o e-mail concessaoabrigos@portoalegre.rs.gov.br.
Reportagem: Aline Rimolo/PMPA

Foto: Maria Ana Krack / PMPA

Compartilhe essa notícia: