A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) vem desenvolvendo projetos de educação do meio ambiente através de atividades práticas com a população de Porto Alegre. E na semana do meio ambiente não poderia ser diferente.

As ações fazem parte da 35ª Semana do Meio Ambiente realizada pela prefeitura da Capital. A programação inclui palestras, plantio de mais de 200 mudas de árvores (em diferentes pontos da cidade), capacitação para professores da rede pública municipal, trilhas em parques, contação de histórias, feira de troca de livros, entre outras atividades com a participação da comunidade.

A ideia é envolver a população das regiões onde acontece as ações. Desta forma além da conscientização, é possível criar uma proximidade entre essas pessoas e o meio ambiente.

Para o coordenador da Unidade de Educação Ambiental da Smams, José Araújo a educação ambiental faz com que as pessoas se sintam responsáveis pelos espaços em que elas frequentam e esse é o objetivo das ações da prefeitura.

“O objetivo é convidar pessoas que convivem próximos a esses locais porque quando passarem de novo elas conseguirão dar mais atenção e cuidado para o meio ambiente, pois se sentem responsáveis por esses espaços”.

No dia Mundial do Meio Ambiente, ocorreu um plantio de muda de árvores no Parque Marinha do Brasil com o apoio de alguns alunos do Projeto Pescar da Capital. Os jovens tiveram a oportunidade de participar da ação e aprender um pouco mais sobre o assunto.

A articuladora do Projeto Pescar Anita Cristina de Jesus explica a participação dos alunos na ação da Smams.

“Dentro do desenvolvimento do curso eles (alunos do Projeto Pescar) têm diversas matérias. E eles aprendem muito com a teoria e com a prática e hoje a aula está ligada a sustentabilidade”. Ela também fala da importância da proximidade com o local.

“Mesmo muitos morando perto e frequentam a região eles não têm muito conhecendo da importância dessas árvores. A gente quer que, a partir desse contato, eles tenham conhecimento da importância do assunto e possam contribuir para o desenvolvimento da localidade em que eles moram”, destaca.

O estudante, 17 anos, que participa do Projeto Pescar Maximino Batista conta como foi o ter esse contato maior com a natureza.

“Muita coisa eu não sabia, não tinha noção da importância do meio ambiente. A gente aprendeu bastante de como algumas árvores são importantes não só para as pessoas, mas para os animais também”.

Raphaella Ribeiro, 16 anos, também diz que não tinha conhecimento sobre a dimensão do assunto.

“Eu vi que é muito além do que eu imaginava, foi um tapa na cara dá para dizer. Eu vi que é preciso ter árvores, o quão importante não só para mim, mas para todos os seres vivos”.

 

Foto: Shaly Zechlinski/ RDCTV

Compartilhe essa notícia: