Quem passou em frente ao Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre nesta terça-feira, 19, notou uma movimentação diferente. Para estimular a doação de sangue, uma van do Hemocentro do Estado estacionou no local com objetivo de transportar doadores e esclarecer sobre esse importante gesto de generosidade.

Em formato de uma gota de sangue, o pequeno mascote do Hemocentro atraiu a atenção e interagiu com o público, na companhia do mascote do HPS, o Alcoolito, um pote de álcool em gel para estimular a higiene correta das mãos. A programação incluiu apresentação musical da Banda da Brigada Militar, entrega de bolo aos profissionais do hospital e avaliação da pele de todos os pacientes como ação de prevenção de lesão por pressão, conhecida por escaras.

Pelo menos metade dos pacientes da instituição vem da Região Metropolitana, Litoral e de outras cidades. “O HPS é um patrimônio de todos os gaúchos, por isso, homenageamos nossos pacientes, razão da existência do hospital, e os profissionais que atuam de maneira tão dedicada”, afirma a diretora-geral, enfermeira Tatiana Breyer, destacando a importância do papel da instituição na história da cidade e do Estado.

Atendimento – Referência no Estado em casos de trauma, o HPS faz cerca de 120 mil atendimentos de emergência por ano, numa operação 24 horas, sete dias por semana. A estrutura conta com cerca de mil servidores das mais diversas áreas da saúde. Desde a inauguração, em 1944, atua no mesmo prédio, no Largo Teodoro Herzl, bairro Bom Fim.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Compartilhe essa notícia: