A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, na tarde desta quarta-feira (31), autorização de uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Janssen, braço farmacêutico da norte-americana Johnson & Johnson. Todos os cinco membros que participaram da votação se manifestaram a favor do uso temporário do imunizante. A vacina deve ser aplicada em dose única.

A Janssen havia solicitado o uso emergencial do imunizante no Brasil na última quarta-feira (24). A decisão de hoje libera a aplicação na população brasileira.

A entrega de 38 milhões de doses do imunizante previstas no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde deve começar em julho. Até setembro, a Janssen deve entregar 16,9 milhões de doses.

O imunizante é um dos quatro autorizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para uso emergencial. Essa vacina já foi liberada em outros 35 países. Foram realizados estudos da fase 3 com 43,7 mil participantes em diversos países, incluindo o Brasil.

A companhia afirma que o produto é capaz de diminuir em 67% a incidência de Covid-19 sintomática em adultos.

“Os dados também demonstraram que avacina foi 85% eficaz na prevenção de doenças graves em todas as regiões estudadas e mostrou proteção contra a hospitalização e morte relacionadas à covid-19 em países com diferentes variantes”, garante a empresa em comunicado.

Foto: Cheryl Gerber/Johnson & Johnson via AP

Compartilhe essa notícia: