O Hospital Criança Conceição inaugura no dia 14 de março, projeto de Ambientação e Humanização na Oncologia Pediátrica, obra realizada com recursos arrecadados do projeto McDia Feliz – parceria do Instituto do Câncer Infantil (ICI) com o Instituto Ronald McDonald, em conjunto com outros parceiros.

 

Depois de seis meses em reforma, no próximo dia 14, o Hospital da Criança Conceição inaugura o projeto de Ambientação e Humanização na Oncologia Pediátrica. A obra foi realizada com recursos arrecadados do projeto McDia Feliz, da parceria entre  Instituto do Câncer Infantil (ICI) com o Instituto Ronald McDonald e outros parceiros.

Na reforma que teve início em setembro de 2018, foram ouvidos funcionários e familiares para que o ambiente se tornasse mais acolhedor e os pacientes se identificassem com o local. Os espaços ficaram mais coloridos e, além disso, foram trocados os  revestimentos, metais e louças dos banheiros, piso de toda a unidade, pintura geral, novas camas leito, instalações, móveis e a criação de novos espaços como sala de lanches e sanitário para os funcionários.

Parceiros e voluntários ajudaram na obra do hospital, assim como a voluntária do ICI e arquitetta Simone Baier. Ela destaca a importância do projeto de ambientação e humanização para o bem estar dos pacientes, familiares e funcionários.

“A qualidade física e visual dos espaços tem influência direta na recuperação destes pacientes. Para mim é extremamente gratificante proporcionar ambientes agradáveis e eficientes num lugar que cuida da saúde das crianças”.

 

Referência no Estado

O Hospital Criança Conceição (HCC) é o único hospital geral pediátrico do Rio Grande do Sul. com 204 leitos, é responsável pela maioria das internações hospitalares do Estado na faixa de 0 a 14 anos. O prédio é anexo ao Hospital Conceição e presta assistência ambulatorial e de emergência, além da internação.

Com a reinauguração os serviços de emergência e o ambulatorial foram qualificados, atualmente, os dois setores realizam mais de 204 mil consultas por ano.

A internação comum, UTI neonatal e pediátrica são referências nos atendimentos do Estado. É destaque também nas cirurgias pediátricas, com plantão 24 horas. Desde 2008, o HCC integrou-se ao Programa de Atenção Domiciliar Infantil (Padi), onde duas equipes fazem entre 25 e 30 internações domiciliares por mês.

O hospital  é modelo no atendimento à de crianças com câncer e com doenças do sangue, como leucemia e anemia falciforme. No Serviço de Onco-hematologia os pacientes contam com pedagogas para recreação e aprendizagem. Anualmente, o serviço realiza cerca de 6 mil consultas, 400 internações e 2,8 mil quimioterapias.

 

Foto: Divulgação Hospital da Criança Conceição

Compartilhe essa notícia: