| Alice Ros |
O ex-prefeito de Não-Me-Toque, Armando Carlos Roos, 76 anos, faleceu nesta segunda-feira (28) após ter complicações causadas pela Covid-19. Ele estava internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, e foi vítima de complicações causadas pela doença.
Roos dedicou mais de 50 anos à política. Começou sua carreira como vereador, eleito de 1969 a 1983, e foi prefeito de Não-Me-Toque por três mandatos – dos anos de 2001 a 2008 e entre 2017 e 2018.
Em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura do município declarou luto oficial de três dias em homenagem à memória do ex -prefeito.
Como gestor, Roos participou da abertura das agências do Banco do Brasil e do Banrisul, criou o Natal Étnico Festa dos Povos, incentivou as associações culturais e criou a lei municipal que foi determinante para o município de Não-Me-Toque receber o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.
Em agosto de 2018, ele teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores após servidoras denunciarem o ex-prefeito por assédio sexual. O Ministério Público também denunciou Roos pelos crimes de assédio sexual, importunação ofensiva, abuso de autoridade e perturbação do sossego.