A Associação dos Oficiais da BM – ASOFBM lamentou a decisão do governo do Estado de adiar novas promoções de oficiais de nível superior do quadro de Estado-Maior da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Através do presidente da Associação, coronel Marcos Paulo Beck, a entidade ressaltou em nota que foi postergado “o direito da regular progressão funcional dos oficiais que comandam as corporações militares estaduais em prejuízo de suas carreiras do serviço público essencial e indelegável de segurança e do próprio erário.”

Além disso, o texto ainda afirmou que “as instituições militares seculares e alicerçada nos princípios constitucionais da hierarquia e da disciplina necessitam, para manter a autoridade e normalidade da cadeia de comando, ter oficiais investidos nos postos correspondentes aos cargos”, e que a estagnação no número de oficiais de nível superior é notória, com menos de 5% dos seus componentes chegando ao posto de coronel. Coronel Beck ainda ressaltou que mesmo durante a pandemia e os quartéis não fecharam suas portas, o que tornaria “nada mais justo” do que o ato regular de promoção.

Por fim, reforça que a Associação busca a promoção imediata destes militares junto ao vice-governador, Ranolfo Vieira Jr ainda para o primeiro semestre de 2021. “Embora não seja possível repor uma promoção não realizada, ao menos existe uma previsão concreta da realização da próxima promoção e quiçá do restabelecimento do fluxo legal de duas promoções ao ano”, encerrou.

Compartilhe essa notícia: