O colégio de líderes decidiu, em reunião no fim da manhã (23), apreciar, em primeiro turno, a PEC 272 2019, do Executivo, que retira da Constituição Estadual a obrigatoriedade da realização de plebiscito para a venda da CEEE, Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de gás do RS (Sulgás). A reunião foi coordenada pelo presidente da Casa, deputado Luís Augusto Lara (PTB).

Durante o período de Assuntos Gerais da reunião, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) registrou o descontentamento e a discordância de sua bancada com o cercamento do Palácio Farroupilha pela Brigada Militar. Já o deputado Fábio Branco (MDB) registrou que a medida foi prudente e responsável.

Lara disse que a decisão de solicitar o auxílio da BM para o policiamento externo do prédio foi definida por ampla maioria dos integrantes da Mesa Diretora e que já ocorreu em outros momentos de votações importantes na Casa. Ele explicou que, em função das obras na Esplanada do Palácio Farroupilha, onde há concentração de materiais de construção, a BM achou melhor que o isolamento fosse feito na calçada da Praça da Matriz e não da AL, como em outros episódios.

Lara ressaltou que deputados, autoridades e servidores da AL têm livre acesso ao prédio, assim como aqueles que receberem senha para acompanhar a sessão nas galerias do Plenário 20 de Setembro. Ele ainda reiterou que todas as cadeiras das galerias serão liberadas, mediante senha, para serem ocupadas. O público que ficar na parte externa do Palácio Farroupilha poderá acompanhar a sessão por meio de um telão.

 

Reportagem: Letícia Rodrigues/ Agência de Notícias ALRS

Foto: Michael Paz/ Agência de Notícias ALRS

Compartilhe essa notícia: