Pela terceira vez em um ano a Fundação Associação Casa do Pão, em Gravataí, é vítima de arrombamento e tem equipamentos usados para ajudar a comunidade levados por ladrões. Na manhã de hoje (09), o diretor, Vilmar Garcia, estranhou quando chegou ao local, na Morada do Vale I, e encontrou a janela da despensa aberta. Inicialmente, pensou que alguma voluntária já tivesse chegado, mas quando viu a porta fechada e notou que o alarme ainda estava ligado, percebeu que alguma coisa estava errada.

O notebook utilizado para a organização da entidade não estava em cima da mesa, onde costumava ficar. A resposta estava no teto. O forro e as telhas quebradas denunciam por onde os criminosos entraram. Além do computador, um celular e uma caixa de som também foram levados. A caixa, que fora emprestada à associação, era utilizada para as oficinas, festas e atividades. Telefone e computador eram frutos de doação e extremamente necessários para o funcionamento da fundação.

Além dos equipamentos, os bandidos roubaram café e comeram pipocas que seriam destinadas à festa de dia das crianças, no próximo sábado (12). A vice-presidente da Casa do Pão, Lidiane Machado, conta que seu óculos de grau foi jogado no lixo.

Ela também revela que esta é a terceira vez são vítimas de arrombamento. A primeira foi no final de 2018, quando criminosos levaram alimentos. A segunda, e mais grave, aconteceu na virada do ano. As grades das janelas foram arrancadas, botijões de gás, ventiladores, utensílios, doações, tudo foi levado. “Fizeram a limpa”, lamenta Lidiane. Vivendo de doações, a associação demorou para conseguir recuperar tudo que foi levado. “Os botijões até chegaram rápido, mas para conseguir tudo novamente, foram pelo menos seis meses”, conta a vice-presidente.

Após aquele roubo, a Casa do Pão recebeu a doação de uma alarme, tendo que arcar com o custo da instalação. “Acredito que o alarme nos ajudou. Talvez tenha inibido a presença dos ladrões, fazendo eles ficarem pouco tempo aqui”, analisa Lidiane.

Ajuda para continuar

Sem recursos, a Casa do Pão só pode contar com doações para recuperar o que foi roubado. Quem puder auxiliar com um computador, um celular, uma caixa de som ou mesmo com outros utensílios e alimentos, pode entrar em contato pelo telefone 3127-0211, ou direto na sede, localizada na rua Alexandrino de Alencar, 1374, na Morada do Vale I.

Mesmo com o prejuízo, Lidiane afirma que a associação vai manter a Festa de Dia da Criança, sábado às 9h. Também acontecerá o Mercado Solidário, com a entrega de cestas básicas a 30 famílias que já estão cadastradas. A entidade ainda oferece oficinas profissionalizantes, aulas de ballet, artesanato, serviços de atendimento psicológico, fisioterapêutico, restaurante popular, entre outros.

 

Reportagem: Giro de Gravataí

Foto: Facebook/Reprodução

Compartilhe essa notícia: