A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) iniciou a fase de implantação da sinalização viária do novo trecho de ciclovia e faixa exclusiva de ônibus no eixo da avenida Mauá. Entre as ruas Sepúlveda e Gen. Portinho, serão sinalizados 700 metros de faixa exclusiva no lado direito e uma ciclovia bidirecional no lado esquerdo da via, com ampla possibilidade de deslocamento e acesso a todas as transversais.

Essa ação faz parte do projeto que tem implantado mais 22 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus em 16 novos trechos da Capital. Também vai privilegiar a mobilidade ativa com a instalação de novas travessias semaforizadas de pedestres, ciclovias ou ciclofaixas e urbanismo tático, que valorizam o espaço e a segurança de pedestres e ciclistas. Além da faixa exclusiva e da ciclovia, permanecem as mesmas três vias para os demais veículos, que não sofrerão redução de circulação no trecho.

Após o início da operação, sem data prevista, o local vai passar por um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, em que haverá reforço nas ações educativas e presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado daquele espaço, assim como ocorre nos novos trechos das avenidas Goethe, Luiz Englert e Paulo Gama, Independência, rua Mostardeiro e rua da Conceição, ao lado da rodoviária. Também serão instaladas faixas educativas para reforçar a orientação aos condutores no trecho.
A iniciativa integra as ações do MobiliPOA, o programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da Capital.
Programa de Priorização do Transporte Coletivo – As medidas de priorização do transporte coletivo contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, o que auxilia na diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. Isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Com viagens mais rápidas, sem congestionamento, também é possível economizar combustível.

 

Texto de: Gustavo Roth/ PMPA

Foto: mobilize.org

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