Conforme antecipado pelo governador Eduardo Leite em entrevista coletiva, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul anunciou nesta sexta-feira a suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos consignados dos servidores públicos. A medida vale por 120 dias, não havendo desconto nas folhas de maio, junho, julho e agosto.
A decisão impacta todos aqueles que possuem um consignado no banco, e independe do indivíduo ter sido afetado diretamente pela tragédia climática que impacto o estado. Caso um indivíduo não deseje ter as suas parcelas adiadas, é preciso entrar no aplicativo do Banrisul e mudar os agendamentos. O processo de prorrogação dos pagamentos será feito de forma automática pelo sistema do banco.
A ação é mais uma de um pacote de medidas que haviam sido anunciadas pelo Banrisul desde a última quarta-feira (08). O banco anunciou, entre outras, a disponibilização de crédito de R$ 7 bilhões em linha específica de capital de giro, para empresas, na Conta Única, com prazo de até cinco anos para pagamento. Já para pessoas físicas, o Banrisul oferece a isenção de mensalidade de pacotes de tarifas e redução na taxa de juros do cheque especial para clientes com aplicações financeiras.