| Alice Ros |
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está em Porto Alegre para a cerimônia de inauguração do eixo principal da nova ponte sobre o Guaíba, que acontece na manhã desta quinta-feira (10).
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cerca de 50 mil veículos devem trafegar diariamente pela pista. As obras foram iniciadas em 2014 e já receberam investimentos acima de R$ 869 milhões. Mais de 90% da ponte foi finalizada.
A nova ponte do Guaíba liga o eixo Norte e Sul da rodovia BR-116 e BR-290. A obra inaugurada estabelece uma travessia fixa, de 40 metros acima do nível da água e que não precisa ser elevada.
Inicialmente, a liberação do fluxo de automóveis será parcial, por conta da conclusão que fará a ligação entre as avenidas Dona Teodora e Voluntários da Pátria, no bairro Humaitá. O trecho está em funcionamento desde 1957.
Também estiveram presentes no evento o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), o atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), o prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o prefeito de Guaíba, José Sperotto (PTB), e parlamentares.
Em fala sobre o avanço da pandemia de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que lamenta profundamente as mortes, mas que é dever da União “levar paz” para os brasileiros. “Devemos levar paz para a população e não sentimento de pavor, que é o que aconteceu no começo da pandemia. Lamentamos profundamente as mortes”, disse Bolsonaro.
O presidente também indicou que o Brasil já “está no finzinho da pandemia” e parabenizou os homens do campo pela continuidade da produção. “É menos ruim ter uma inflação do que o desabastecimento”, concluiu.
Na sequência, às 12h30, Bolsonaro participa da liberação de um trecho duplicado na BR-116, em Barra do Ribeiro, no km 300 da BR-116, onde irá inaugurar 27 km de pista entre Guaíba e Pelotas.
Foto: Yasmin Luz/RDC TV