Um suposto artefato explosivo mobilizou a Guarda Municipal de Gravataí, órgão da Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança (Smasp),e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar entre a tarde e à noite deste sábado, 6, na Região Metropolitana da Capital.

O artefato foi encontrado em meio aos equipamentos de trabalho de um reciclador que havia percorrido o Bairro Santa Cruz e a Vila Natal. O homem teria notado o objeto quando parou para organizar seus recicláveis e se deparou com uma caixa contendo o material com aparência de explosivos. Ele avisou uma guarnição da Guarda Municipal, que prontamente isolou o local próximo ao Cemitério Central do município e fez contato com o 17º BPM, que acionou Bope. Nesses casos, cabe ao batalhão a aplicação de alternativas táticas, para a resolução de situações de gerenciamento de crise, como remoções, desativações e análises técnicas de explosivos, assim como as demais operações antibomba.

De acordo com um dos responsáveis pela equipe do Bope, o artefato se tratava de um simulacro sem potencial ofensivo. A Guarda Municipal e a Brigada Militar iniciaram a liberação da área por volta das 22h.

O responsável do turno da Guarda Municipal, oficial GM Arlen Tristão, fez um alerta importante à população. “Caso alguém se depare com algum objeto ou material e venha a desconfiar que possa ser algo explosivo, não mexa, chame a Guarda Municipal ou a Brigada Militar. Esses órgãos saberão conduzir a situação com segurança para todos, dando o desfecho apropriado para esse tipo de ocorrência”.

Foto: Prefeitura de Gravataí/Divulgação

Compartilhe essa notícia: