Após período de análise de documentos por parte da Superintendência de Licitações e Contratos (SLC) da Secretaria Municipal da Fazenda, a empresa Brasil Outdoor, que tem como líder a norte-americana Clear Channel, maior companhia de mídia externa do mundo, foi habilitada para instalação do protótipo do relógio de rua, que será colocado no Paço Municipal em novembro. O documento foi publicado no Diário Oficial (Dopa) desta terça-feira, 17.

A empresa, que administra o mobiliário urbano de algumas das mais importantes cidades no mundo, como Londres, Paris, Roma, Milão, Madri, Washington e, no Brasil, Rio de Janeiro e Curitiba, terá dez dias, depois de instalado protótipo, para aprovação do material. Se aprovada, a instalação efetiva dos 168 relógios eletrônicos digitais começará até o final do ano. A empresa terá um prazo de 24 meses para a instalação de todos os relógios.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior diz que é com este formato de soluções que a prefeitura quer trabalhar. “É um modelo econômico-financeiro, jurídico, de visão integrada e de caminho que queremos seguir. O mobiliário urbano e as estruturas jurídicas precisam bem servir ao interesse público”, afirma.

A Brasil Outdoor ganhou a licitação apresentando a proposta de R$ 81.709, 251, 99, o maior valor de outorga, correspondente a 11 vezes o montante do lance mínimo, de R$ 7 milhões, e duas vezes o da segunda proposta. “É um momento emblemático por ser o primeiro contrato de concessão de mobiliário urbano que conseguimos viabilizar após sucessivas tentativas fracassadas em gestões anteriores. Isso mostra que Porto Alegre vive um novo momento na forma de desenhar e implementar políticas públicas e, mais além, que o mercado reconhece esta nova realidade e se dispõe a participar ativamente da entrega de melhores serviços à população. No final, todos vencem”, declara o secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Ribeiro.

Além de informarem hora e temperatura, os relógios serão equipados com câmeras de segurança, medidores de radiação solar e painel de mensagens ao cidadão. Também contarão com wi-fi gratuito. Serão distribuídos em diversos pontos da cidade onde já há licenciamento ambiental.

Foto: Joel Vargas /PMPA

Compartilhe essa notícia: