Um dos municípios que faz parte do  Projeto Vigilância de Fronteiras, Cachoeirinha está realizando exames RT-PCR para identificar Covid-19 em caminhoneiros que transportam cargas pelas fronteiras nacionais entre Argentina e Chile. O município foi definido pelo Governo do Estado como um dos pontos estratégicos de testagem por ser um das rotas de viagens para os dois países, assim como Caxias do Sul, Vacaria, Bento Gonçalves, São Marcos, Passo Fundo, Uruguaiana, Canoas e Osório. O projeto conta com apoio da Policia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro.

Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC) a fim de comprovar que irá atravessar a fronteira. Em Cachoeirinha, o material é recolhido na unidade ambulatorial Décio Martins Costa. Depois de coletar amostras com o uso de swab nasal e faríngeo (espécie de cotonete introduzido no nariz e na garganta), o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira.

As amostras serão encaminhadas ao Lacen para a testagem e rodadas com prioridade, a fim de cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado. Os motoristas que apresentarem resultado negativo para a presença do vírus estarão liberados para cruzar a fronteira.

 

Ponto de coleta em Cachoeirinha

• Cachoeirinha (Unidade Décio Martins Costa)

Rua Dr. Décio Martins Costa, 464, Nova Cachoeirinha
Fone: (51) 3041-3402
Horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira
Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha
Foto: Reprodução
Compartilhe essa notícia: