Após o acidente com caminhão que tombou em Joinville, Santa Catarina na manhã desta segunda-feira (29), o bastecimento da ETA Cubatão, que atende 34 bairros, foi fechada devido à contaminação da água. A Prefeitura decretou situação de emergência na cidade mais populosa do estado. Foram registrados tumultos, longas filas e falta de garrafas de água em mercados da cidade desde o início da tarde.
Além de todos os problemas que a cidade enfrenta pelo acidente químico, nesta terça-feira (30) diversos peixes foram encontrados mortos no rio Seco, as águas ficaram tomadas por uma espuma branca. Os animais foram encontrados pela Polícia Militar Ambiental, que trabalha no local. Os agentes chegaram a recolher e colocar alguns peixes, de diferentes tamanhos, em cima de pedras.
Falta de água
Às 6h10 desta terça-feira (30), a Prefeitura e a Companhia Águas de Joinville já reativaram a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão, que passou a coletar novamente água do Rio Cubatão. Ainda não é possível informar quando exatamente o abastecimento será normalizado na cidade.
Durante toda a madrugada, técnicos da Companhia Águas de Joinville seguiram fazendo a análise das amostras de água coletadas a cada meia hora no local onde é feita a captação. Atualmente, está sendo feito o processo de tratamento da água, que leva entre 1h30 e 2h. Após a conclusão do tratamento, a água passará por um novo teste laboratorial para atestar sua qualidade. Somente após o resultado deste teste ela começará a ser distribuída para abastecer os reservatórios da cidade.