Nesta segunda-feira (23), a prefeitura de Porto Alegre anunciou que a vacinação contra a Covid-19 será ampliada para todos os porto-alegrenses com 18 anos ou mais em 12 unidades de saúde. Com isso, a capital gaúcha passa a vacinar toda a população adulta, incluindo todos os demais públicos já contemplados. Também será retomada a vacinação de adolescentes com comorbidades de 12 anos a 17 anos. Não haverá drive-thrus.

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, em janeiro deste ano, a Prefeitura de Porto Alegre já aplicou mais de 1,5 milhão de doses dos imunizantes, conforme dados do Ministério da Saúde. São 964.218 primeiras doses, significando a cobertura em 85,3% da população adulta (mais adolescentes com comorbidades) da Capital e 569.190 segundas doses ou dose única, representando 52,7% da população adulta (mais adolescentes com comorbidades) com imunização completa.

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho em Porto Alegre. No caso dos adolescentes com comorbidades, o comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose segue disponível em 30 unidades de saúde e 18 farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas e em 13 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de Coronavac há 28 dias. Já a aplicação da segunda dose da Pfizer segue disponível em quatro unidades de saúde para quem recebeu a primeira dose há dez semanais ou mais.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e carteira com registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19
Público: pessoas com 18 anos ou mais e profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 12 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas, cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).
Onde: 12 unidades de saúde – Clínica da Família Álvaro Difini, Assis Brasil, Belém Novo, Camaquã, Glória (Igreja N. Sra. da Glória), Clínica da Família IAPI, Moab Caldas, Modelo, Morro Santana, Santa Cecília, Santa Marta e São Carlos.
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Diretor Pestana, Morro Santana, Nossa Senhora de Belém, Passo das Pedras I, São Carlos e Tristeza)
Horário: 8h às 17h
Endereços: confira no link

 

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Compartilhe essa notícia: