Nesta terça-feira, foi comemorado o aniversário de 50 anos de história da Base Aérea de Santa Maria. A organização militar tem um papel essencial no desenvolvimento da cidade, além dos serviços prestados, junto a ela, também funciona o Aeroporto de Santa Maria.

Durante uma ceromonia especial, foi feita a entrega da Medalha de Tempo de Serviço para 13 militares da Guarnição de Aeronáutica de Santa Maria, além de homenagens aos ex-comandantes da BASM e às instituições que contribuíram, ao longo da história, para a evolução da “Sentinela Alada do Pampa”.

Estiveram presentes o secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, o ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e o primeiro comandante da BASM, tenente-brigadeiro do Ar Cherubim Rosa Filho.

O prefeito Jorge Pozzobom foi homenageado, ao lado de outras autoridades civis e militares, com uma placa alusiva à data. O Executivo Municipal também foi representado, na ocasião, pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, pelo secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, e pela secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Ao final da cerimônia, a tropa desfilou em continência em homenagem ao primeiro comandante da BASM, que veio a Santa Maria especialmente para a solenidade. Após o término, os convidados foram direcionados para o auditório da Base Aérea, onde ocorreu o lançamento de um vídeo e um livro relativos aos 50 anos. A Base Aérea de Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1971 e está localizada no Bairro Camobi, na zona leste do Município.

 Foto: Base Aérea de Santa Maria (Divulgação). 

Compartilhe essa notícia: