| Alice Ros | 

A professora Isabela Fernandes Andrade, nomeada reitora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pelos próximos quatro anos, assume hoje (08) em gestão compartilhada com o professor Paulo Ferreira Júnior, nome mais votado na eleição do Conselho Universitário e na consulta informal feita pela comunidade. 

A indicação de Isabela ao cargo foi divulgada no Diário Oficial da União de quarta-feira (06), assinado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A professora substituirá Pedro Hallal, epidemiologista que coordena a pesquisa Epicovid, referência no estudo de avanço do vírus no Brasil.

Isabela é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e possui mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, atua como professora da UFPel desde 2013 e exerce o cargo de diretora do Centro de Engenharias. 

Ela ficou em segundo lugar na lista tríplice formada pelo Conselho Universitário (Consun) da instituição, realizada em outubro. Em primeiro lugar foi escolhido Paulo Ferreira (Centro de Desenvolvimento Tecnológico), que recebeu 56 votos, seguido de Isabela (Centro de Engenharias), que teve 6 votos, e de Eraldo Pinheiro (Escola Superior de Educação Física), com 2 votos.

Como a UFPel é uma universidade federal, a Constituição prevê que o presidente é responsável por determinar quem ocupa o cargo. 

A escolha da dupla gestão foi anunciada nessa quinta-feira (07), em live transmitida nas redes sociais. Segundo Isabela, a nova gestão representará a universidade.

“Não era minha intenção a Reitoria e lamento a não nomeação do Paulo. Assumo este ônus, com a certeza de que somos um grupo, um só programa. Eu e o Paulo, juntos, reitora nomeada e reitor eleito, assumimos em nome da UFPel”, disse.

Já Hallal, atual reitor, afirmou que a decisão simboliza uma gestão colaborativa.

“Esse projeto representa uma continuação da nossa gestão e, também, foi eleito democraticamente pela comunidade da UFPel”, destaca Hallal.

Tradicionalmente, o primeiro colocado na consulta feita pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), Associação dos Servidores da UFPel (ASUFPEL) e Associação dos Docentes da UFPel (ADUFPEL) é nomeado. A mesma ocorrência de escolha de colocações posteriores aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) com a nomeação de Carlos Bulhões, em setembro de 2020.

Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Compartilhe essa notícia: