O pico de contágio e internações por conta do novo coronavírus no Rio Grande do Sul deve ocorrer nos meses de junho e julho, conforme as informações divulgadas no boletim epidemiológico do Ministério da Saúde esta semana. O Rio Grande do Sul teve a terceira maior média de crescimento no número de casos e atualmente é o sétimo em proporção de diagnósticos positivos de Covid-19, tendo 3,48 infectados por 100 mil pessoas. Diante do cenário regional que ainda está em fase inicial da pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Canoas está tomando medidas para preparar o sistema de saúde para atender a demanda que será gerada na fase crítica da contaminação.

Atualmente, o Hospital Universitário tem 22 pacientes internados tratando o coronavírus. Eles vieram de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e estão sendo acompanhados pelas equipes médicas do HU. A mesma instituição ampliou o número de leitos para tratamento do vírus. O prefeito Luiz Carlos Busato conta que “a intenção da prefeitura é evitar ao máximo que o sistema público entre em colapso e se preparar para que as pessoas tenham atendimento adequado, quando apresentarem os sintomas da doença”.

Hospitais de campanha

O Comitê Municipal de Combate ao Coronavírus foi o responsável por unir essas forças e dar as orientações para a criação das estruturas a serem montadas. Ao todo, serão 932 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com coronavírus, espalhados nos quatro hospitais de campanha e no HU. Destes, 43 serão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O hospital irá comportar o maior número de internos, tendo 501 leitos clínicos e 40 em UTI. Já no prédio 1 da Ulbra, onde está sendo montado um hospital de campanha, haverá 340 leitos clínicos. As UPAs Rio Branco e Boqueirão terão 13 leitos clínicos e um em UTI, cada. Já o Hospital Nossa Senhora das Graças terá capacidade 22 pacientes clínicos e um em UTI.

Todas essas estruturas estão em fase final de montagem e devem entrar em funcionamento assim que o número de infectados faça com que essa medida seja de fato necessária. Para aumentar a equipe de profissionais da saúde, já foram contratados nove médicos, entre clínicos e especialistas, e outros três estão finalizando a entrega de documentos e devem começar a atender em breve. Vinte e três enfermeiros e outros 23 técnicos de enfermagem também estão sendo contratos e irão reforçar as equipes.

Compartilhe essa notícia: