O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), afirmou hoje (18), em entrevista ao Portal RDC, que a capital deve receber 50 mil doses da vacina CoronaVac. Os imunizantes serão enviados pelo governo estadual e devem ser aplicados em 25 mil porto-alegrenses.
A estimativa inicial da prefeitura é dividir as doses entre 15 mil profissionais da saúde que estão na linha de frente da pandemia e 10 mil idosos residentes em asilos e casas de longa permanência.
“Nós vamos imunizar quem? São os operadores de saúde que estão lá na ponta? O total de operadores de saúde em Porto Alegre é de 80 mil. Se é para imunizar 25 mil, quem você imuniza? Uma conta, ainda de chegada, mas aproximada, é de 15 mil da saúde e 10 mil para asilos, para as casas de longa permanência e também para os índios. Então, esse é um desenho inicial. A nossa Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Sanitária, está fazendo o treinamento das equipes que vão vacinar nessas casas de longa permanência”, explicou Melo.
Ainda nesta segunda-feira, o governo do Estado realizará a primeira vacinação simbólica contra Covid-19, às 21h30, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A abertura da campanha de vacinação será feita em ato simbólico, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. A vacinação para os grupos prioritários, contudo, começa nesta terça-feira (19).
“Hoje à tarde estamos nos preparando para começar a vacinação a partir de amanhã (19), em Porto Alegre”, ressaltou.
O Rio Grande do Sul receberá 341,8 mil doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. A distribuição para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde será feita logo após o desembarque das vacinas, que está previsto para 20h25 no Aeroporto Salgado Filho Porto Alegre (POA).