| Alice Ros |

Um projeto de reforma do Mercado Público de Porto Alegre foi entregue ao prefeito da capital, Sebastião Melo (MDB), nesta semana por permissionários do espaço.

Em troca da realização de obras de melhoria do prédio e da reestruturação do segundo piso, fechado desde 2013, o grupo oferta ficar responsável pela gestão do mercado pelos próximos 25 anos.

De acordo com a presidente da Associação do Comércio do Mercado Público Central (Ascomepc), Adriana Kauer, o projeto inclui reformas no sistema de energia elétrica e nos banheiros, além da estruturação do espaço para usos múltiplos e melhorias no entorno do local.

“Estamos montando um projeto que faz toda a reforma do Mercado Público, do que está faltando no mercado. É aquele negócio que a gente já dizia. Nada melhor do que quem está aqui dentro ver o que falta para o mercado, o que está errado”, explicou, em entrevista ao Portal RDC (11). 

Adriana ressaltou que o levantamento feito pelos permissionários considera custos de obra mais em conta. O estudo também apresenta uma síntese dos problemas vivenciados diariamente pelos trabalhadores, que defendem maior autonomia no processo de revitalização.

“Na proposta que estamos fazendo, nós teremos o custo da obra, depois o custo do condomínio e o custo do aluguel. Só aí nós já tiramos um custo. O custo de fora, que é de um financiador, de uma pessoa que está vindo, é de alguém que não está vindo para o Marcado por amor. É uma pessoa que quer ganhar dinheiro com o mercado”, defende a presidente da Ascomepc.

A prefeitura de Porto Alegre lançou no ano passado, ainda na gestão de Nelson Marchezan Jr (PSDB), o edital de concessão do Mercado Público. A previsão de investimento era de R$ 40 milhões. Como critério de julgamento da licitação, foi exigida a proposta mínima de R$ 17,85 milhões. Caso contemplado, o Mercado Público seria cedido para iniciativa privada pelos próximos 25 anos. 

Ainda em 2020, o Tribunal da Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) suspendeu o processo.

“O valor do edital é bastante mais alto. Nós atualizamos o edital e foi gritante a diferença entre o preço referência e o preço que a gente conseguiu. A gente está orçando tudo com o que a gente tem de melhor”, destaca Adriana. Ela ressalta que “o projeto estando aprovado, em 120 dias o segundo piso já está aberto”. 

Outro ponto defendido pelos permissionários é que o mercado continue operando durante o período de reformas. Para isso, Adriana reitera que o espaço já sofreu com muitas aberturas e fechamentos ao longo da pandemia de Covid-19. 

“Um dos cuidados também defendidos pelos mercadeiros é de que não fechem [o Mercado Público] e as atividades possam continuar abertas, sem essa coisa de chegar um dia e dizer ‘eu preciso que tu feche’. Então, a gente está tendo muito cuidado para que o mercado continue aberto mesmo com as obras”, disse a presidente da Ascomepc.

Neste feriado de Carnaval, o Mercado Público de Porto Alegre abrirá normalmente no sábado (13), na segunda-feira (15) e na quarta-feira (17). Nesses dias, o horário de funcionamento é das 07h30 às 19h30. Na terça de Carnaval (16), o espaço atende das 08h30 às 17h30.

Foto: Jefferson Bernardes/ PMPA

Compartilhe essa notícia: