Uma terceira dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 gera uma forte resposta imune, disseram pesquisadores nesta segunda-feira (28). Vale ressaltar, contudo, que ainda não há evidências de que esse reforço é necessário, considerando a falta de vacinas em alguns países.

O estudo, realizado pela Universidade de Oxford, analisou 30 participantes com menos de 55 anos que receberam uma segunda dose tardia e 90 que receberam uma terceira dose. Divulgada hoje, a pesquisa ainda não foi revisada por outros cientistas, porém o governo do Reino Unido afirma que está analisando planos para fazer uma campanha de aplicação de doses de reforço no outono. O país já tem três quintos dos adultos imunizados com duas doses de vacinas contra o novo coronavírus.

O trabalho ajuda a amenizar preocupações de que vacinas contra covid-19 baseadas em vetores virais, como as da AstraZeneca e da Johnson & Johnson, possam perder sua potência se aplicações anuais forem necessárias, dado o risco de que o corpo produza resposta imune contra os vetores que carregam as informações genéticas da vacina.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Direitos Reservados

Compartilhe essa notícia: