Quem já teve Covid-19 está imunizado? Desde o início da pandemia, essa é uma dúvida que causa tanto angústia quanto esperança à população mundial. E, após um estudo publicado na Nature – periódico internacional especializado em ciência -, enfim há uma resposta: aqueles que contraíram o vírus de forma ligeira ou moderada desenvolvem uma célula imunológica capaz de produzir anticorpos contra o SARS-CoV-2 para o resto da vida.

Os especialistas analisaram 77 doentes que tiveram a doença de forma ligeira ou moderada e, na maioria deles, foi observado que os anticorpos diminuem acentuadamente após quatro meses. Contudo, a redução é mais lenta, e essas moléculas ainda estão presentes no sangue 11 meses após a doença. 

De acordo com a pesquisa, uma das observações em pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2 mostra que o nível de anticorpos – proteínas capazes de impedir o vírus de infectar as células – começa a diminuir após quatro meses. O estudo foi o primeiro a analisar a presença de células plasmáticas de longa vida na medula óssea, as quais são responsáveis por gerar a resposta imunizante do organismo.

Após a primeira infecção, essas células imunes viajam pela medula óssea, onde permanecem em estado latente. Se o vírus reaparecer, as células imunes regressam à corrente sanguínea e começam novamente a produzir anticorpos. O estudo mostra que a grande maioria dos doentes que conseguiram recolher amostras de medula óssea gerou células plasmáticas no sistema imunológico.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Agência Petrobras

Compartilhe essa notícia: